quinta-feira, 31 de março de 2011

CONTRA A IDÉIA DE EMPALHAR KNUT

Fãs se mobilizam em Berlim contra projeto de empalhar urso Knut


Em Berlim
Fãs do urso polar Knut se mobilizaram contra o projeto de empalhar a celebridade internacional do zoológico de Berlim, morto dois dias antes da primavera, e ameaçam realizar manifestações no próximo sábado.

"Knut não pode ser empalhado. Quando é que vocês vão entender a mensagem?", escreveu Michael S. no livro de condolências on-line do zoo de Berlim (www.zoo-berlin.de), cheio de mensagens do mesmo gênero.

Urso Knut morre na Alemanha; veja fotos de sua trajetória

Foto 10 de 16 - O urso polar Knut interage com um ursinho de pelúcia de uma visitante no zoológico de Berlim, Alemanha, em outubro de 2010. Knut ficou famoso em 2006 após ter sido rejeitado pela mãe ao nascer. Em 2010, o animal sofreu bullying de outras três ursas e, neste sábado (19/03/2011), morreu na capital alemã Mais REUTERS/Tobias Schwarz

Na internet e nas ruas, admiradores do animal recolhem assinaturas para protestar contra a empalhação e exposição de Knut no Museu de História Natural de Berlim.

Segundo uma pesquisa realizada com 2.400 pessoas e publicada no tablóide berlinense BZ, uma ampla maioria (73%) se opõe a ideia de ver o animal morto exposto em um museu.

Os fãs do urso acusam o zoológico, que já arrecadou milhões de euros graças à comercialização de pelúcias e outros produtos de Knut, de querer continuar se aproveitando da "galinha de ovos de ouro". Eles defendem a cremação do animal.

O responsável pelos ursos do zoo de Berlim, Heiner Kloes, deu menos esperanças aos fãs: o zoológico entregou o corpo de Knut ao museu de história natural, como sempre faz com todos os animais mortos com o objetivo de ajudar na pesquisa, afirmou à AFP.

"Se ele for incinerado ou enterrado em um caixão, ninguém vai tirar benefício disso. E ninguém vai obrigar as pessoas que querem continuar se lembrando dele da forma como era quando vivo a ir ao museu", acrescentou.

Primeiro urso polar a nascer em cativeiro há 30 anos no parque zoológico de Berlim, Knut ganhou fama internacional alguns dias depois de nascer, quando o mundo descobriu, emocionado, as fotos de uma pequena bolinha de pelos brancos.

Sua vida trágica, marcada pela morte de seu irmão gêmeo e pelo abandono de sua mãe, cativou o coração de milhões. Alimentado com mamadeira por seu cuidador, Knut fez sua primeira aparição em público aos três meses de idade para cerca de 500 jornalistas e quase o mesmo número de curiosos.

Em 2008, a morte inesperada de seu cuidador, que se transformou com o tempo em celebridade que posava para revistas, reforçou ainda mais o mito Knut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário