quarta-feira, 30 de março de 2011

SEMINÁRIO SOBRE LEISHMANIOSE NO NOROESTE PAULISTA

Noroeste Paulista discute sobre prevenção à leishmaniose

Devido ao alto número de casos de visceral registrados em cidades como , , Jales e Santa Fé do Sul, a diretoria da 63ª subseção da de Jales, através de sua Comissão do Meio Ambiente, a Associação Jurídica de Defesa Ambiental e Animal (AJUDAA) e a Comissão do Meio Ambiente da de São José do Rio Preto, promovem o I Seminário de Leishmaniose Visceral do Noroeste Paulista, em São José do Rio Preto, nos dias 8 e 9 de abril. O conta com a participação de renomados especialistas para debater a leishmaniose visceral, grave doença de saúde pública por se tratar de uma de alta letalidade. Entre os palestrantes está o Médico Veterinário e Gerente Técnico da Intervet/Schering-Plough Animal Health, Andrei Nascimento, que abordará sobre prevenção, apresentando a importância da coleira impregnada com deltametrina a 4% (Scalibor®) e da sua utilização em larga escala. A acontece no dia 9, às 8h30.
Segundo a presidente da comissão do Meio Ambiente da OAB de Jales e Defensora dos Animais, Vivi Vieri, esse encontro vai ser muito produtivo para alertar sobre a importância da conscientização e para encontrar medidas efetivas para a redução da doença, como o encoleiramento em massa dos cães e a castração de animais. “Nossa comissão pretende levar a discussão ao governo do Estado de São Paulo para apresentar as soluções existentes e ampliar as medidas para outras cidades do Estado”, enfatiza.
Encoleiramento em massa no
Para combater o avanço da doença no País, o Ministério da fará um projeto-piloto de encoleiramento em massa de cães como uma das medidas de controle da leishmaniose visceral a partir de 2011. O projeto-piloto será um estudo para avaliação da coleira impregnada com deltametrina a 4% quando utilizada em larga escala, como ferramenta adicional no Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral.
As coleiras (Scalibor®, da Intervet/Schering-Plough Animal Health) serão distribuídas gratuitamente pelo governo para 20 cidades brasileiras consideradas endêmicas, contempladas no estudo.
A Scalibor® é uma coleira impregnada com deltametrina a 4%, princípio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma das ferramentas que auxiliam na prevenção da leishmaniose visceral.
Sobre a leishmaniose visceral
A leishmaniose é transmitida, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como “mosquito palha”. O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leishmaniose visceral registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90%dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.500 pessoas são infectadas anualmente.
Apesar de classificada como doença de caráter rural, a boa adaptação do mosquito transmissor à vida urbana tem permitido a rápida expansão da doença no Brasil. Os desmatamentos, processos migratórios e o crescimento desordenado também contribuem para essa expansão e alteração do perfil epidemiológico da doença. “Por isso é de extrema importância adotar medidas preventivas para evitar que o cão seja infectado”, ressalta o Médico Veterinário e gerente Técnico da Intervet/Schering-Plough, Andrei Nascimento.
“Pesquisadores estimam que nas áreas endêmicas, para cada humano doente, existam 200 cães infectados”, finaliza.
Programação
08 de abril
Credenciamento: das 7h30 às 8h15
Abertura: 08h15
8h30
Tema:
“Decifrando os exames para o diagnóstico Laboratorial da Leishmaniose Visceral Canina”
Palestrante: Dr. Afonso Perez – Belo Horizonte/MG – Médico Epidemiologista
9h30
Tema:
“Leishmaniótico: muita calma nessa hora”
Palestrante: Dr. Fábio dos Santos Nogueira – Andradina/SP – Médico Veterinário, professor da Fundação Educacional de Andradina/SP, Mestre e Doutor em Leishmanioses.
Coffee Break 10h30h
10h45
Tema:
“Leishmaniose sob a ótica do clínico de pequenos animais”.
Palestrante: Dr. Manfredo Werkhauser – Belo Horizonte/MG – Médico Veterinário, Diretor da ANCLIVEPA-Brasil
Mesa redonda 12h45
Almoço
14h
Tema:
“Verdades e Mitos na Leishmaniose Visceral Canina“
Palestrante: Dr. André L. S. da Fonseca – Campo Grande/ MS – Médico Veterinário e advogado. Professor de Imunologia e Imunoclinica e Genética Médica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Direito Civil e Processual Civil. Mestre em Imunologia das Leishmanioses pela USP/SP e atualmente faz doutoramento em Doenças Tropicais no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.
15h
Tema:
“Aspectos Jurídicos no Controle da LVC”
Palestrante: Dr. André L. S. da Fonseca – Campo Grande / MS
Coffee Break 16h
16h15
“Tema:
“Leishmaniose Canina no Brasil: Interpretação legal, controvérsias e enfrentamento jurídico”
Palestrante: Dr. Sérgio Eustáquio da Cruz – Belo Horizonte/MG – Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduação em Gestão Ambiental- FUMEC, Pós-Graduação em Direito Ambiental-PUC-MG. Pós- Graduação em Direito Público-PUC-MG, Ex Auditor Seccional da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, Ex Procurador da Secretaria de Estado de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado de Minas – SEMAD. Representante da OAB/MG para assuntos voltados ao direito animal. Assessor Jurídico da ANCLIVEPA Minas e Brasil
Mesa redonda 17h15
09 de abril
8h30
Tema:
“Leishmaniose Visceral – Como enfrentar esse desafio?”
Palestrante: Dr. Andrei Nascimento – Médico Veterinário, gerente técnico da Intervet-Schering Plough.
9h30
Tema:
“Aspectos Clínicos – Patológicos da Leishmaniose Visceral Canina“
Palestrante: Dr. Paulo César Rodrigues Tabanez – Brasília/DF – Médico Veterinário, Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Mestre em Imunologia pela Universidade de Brasília e Diretor da Clínica Veterinária Prontovet – Brasília/DF
10h30
Tema:
“Leishmaniose Visceral Canina: Desafios e perspectivas na Medicina Veterinária”
Palestrante: Dr. Vítor Márcio Ribeiro – Belo Horizonte/MG – Médico Veterinário, professor da PUC-MG, Mestre e Doutor em Leishmanioses
Mesa Redonda 12h
Almoço
14h
Tema:
“Epidemiologia da Leishmaniose Visceral Canina e implicações do cão como vetor”
Palestrante: Dr. Carlos Henrique Nery Costa – Teresina /PI – Médico Epidemiologista – consultor do Ministério da Saúde – Piauí. Concluiu o doutorado em Saúde Pública Tropical Harvard University em 1997. Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí.
15h: Intervalo
Mesa redonda: 16h15h
18h: encerramento
Sobre a Intervet/Schering-Plough Animal Health
A Intervet/Schering-Plough Animal Health, com sede em Boxmeer, Holanda, tem seu foco em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para a saúde animal. A empresa oferece aos clientes um dos portfólios mais amplos e inovadores em Saúde Animal, abrangendo produtos de apoio ao desempenho e prevenção, tratamento e controle de doenças em todas as principais espécies de animais na pecuária e animais de companhia. A Intervet/Schering-Plough Animal Health é uma unidade de negócios de propriedade integral da Merck & Co., Inc., com sede em Whitehouse Station NJ, USA. Para obter mais informações sobre a Intervet/Schering-Plough Animal Health acesse: www.intervet.com e www.merck.com.
Serviço:
I Seminário de Leishmaniose Visceral do Noroeste Paulista
Data:
08 e 09 de abril
Local: Casa do Advogado de São José do Rio Preto
Endereço: Av Brigadeiro Faria Lima, 5853
Informações e Inscrições: leishmanioserp@gmail.com ou (17) 3632-2838

Nenhum comentário:

Postar um comentário